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SEO para e-commerce: como aplicá-lo e ganhar mais relevância nos motores de busca

SEO para e-commerce: como aplicá-lo e ganhar mais relevância nos motores de busca

Ter uma loja virtual vai muito além da checagem de estoque e reposição de produtos. Ela também abrange tudo o que você faz na internet para atrair a atenção dos consumidores que preferem, por conveniência e praticidade, comprar online. 

Neste cenário, onde a presença das pessoas se concentra em sites na internet, nada melhor do que investir em estratégias que tragam resultados consistentes a longo prazo como o SEO. 

Se você nunca ouviu falar dela e tem interesse em conhecê-la mais a fundo, vamos te mostrar como aplicar uma estratégia de seo para e-commerce para começar a colher os primeiros resultados no buscador mais famoso do mundo: o Google. Continue lendo!

 

O que é SEO para e-commerce? 

tecla com desenho de um carrinho de compras no teclado de um computador

Quando uma loja virtual está otimizada para SEO, ela consegue ter mais visibilidade nos motores de busca e ser encontrada mais facilmente pelos consumidores.

Se trata de todas as otimizações que você pode fazer na sua loja virtual para que ela seja encontrada com mais facilidade durante uma busca orgânica e também conquiste melhores posições nos motores de busca, saindo na frente da concorrência. 

Quando você trabalha o SEO para e-commerce, duas coisas acontecem no seu site: mais pessoas acessam a sua loja e mais vendas você consegue gerar por causa do aumento do tráfego orgânico. 

Quando você decide investir em SEO para lojas virtuais, os custos com anúncios patrocinados caem e a experiência que o usuário tem ao entrar no seu site se torna melhor.

 

Dicas de SEO para sua loja virtual

 Imagem de um carrinho de compras na tela de um notebook ao lado de alguns cartões de crédito e um smartphone.

Algumas otimizações podem ser feitas para melhorar o posicionamento orgânico da sua loja virtual e ficar mais próximo da primeira página do Google.

Se você deseja otimizar a sua loja virtual precisa ter em mente alguns ajustes que vão facilitar a entrada de tráfego e o trabalho do Google ao indexar a sua página nos motores de busca. São eles:

 

Mapa de navegação das páginas 

Quantas vezes você já entrou em um site de compras e se deparou com um menu confuso, quase impossível de navegar? Isso acontece com mais frequência do que se imagina e pode ser consertado por meio da criação de um mapa de navegação. 

Nele, você só precisa definir quais são as categorias mais importantes da sua loja virtual e assim dividi-las em sub tópicos. Isso torna a navegação lógica, pois existe um padrão que faz sentido; simples, sem complicações e agradável, já que tudo flui melhor. 

Se você vende “móveis”, por exemplo, aproveite para explorar termos como “móveis para quarto de casal”, “móveis para quarto de solteiro”, “móveis para sala de estar”. A partir daí, pode afunilar até encontrar produtos mais específicos que vão atrair a atenção do seu visitante. 

 

Keywords em títulos, subtítulos e textos

Uma razão simples, mas que muitos ainda ignoram é que as pessoas pesquisam por termos específicos quando querem fazer uma compra online e nada melhor do que aproveitar palavras-chave com alto e baixo volume de busca para atrair tráfego genérico e qualificado para o seu site. 

Elas devem estar em destaque nos títulos das categorias, nos subtítulos e, é claro, nos textos do site, sejam nas descrições de produtos ou nos conteúdos das páginas. 

Mais do que uma estratégia de SEO, trabalhar com keywords relacionadas ao seu negócio vai te trazer mais credibilidade e confiança quando receber visitas na sua loja virtual. 

Muitos visitantes vão se sentir mais seguros sobre a compra de um produto quando tiverem todas as informações que precisam para comprar com segurança. 

 

Imagens otimizadas 

Pode acontecer de algumas das suas imagens de produtos não serem exibidas por causa de algum erro no carregamento no site ou de uma página específica. Isso atrapalha a experiência do usuário e pode fazê-lo sair do site, aumentando a taxa de rejeição. 

Como forma de evitar que isso aconteça, você deve dedicar especial atenção ao formato, tamanho e descrição de cada fotografia de produto. Inserir os atributos alt text também é importante, já que torna a descrição daquela imagem mais completa, principalmente para deficientes visuais. 

 

Links internos

A troca de links entre páginas relacionadas é fundamental para uma estratégia de SEO para lojas virtuais. Através deles que o Google entende que existe uma relevância entre suas páginas. 

Outro motivo para fazer linkagem está no fato dessa estratégia de SEO aumentar o tempo de navegação do visitante, que pode visitar outras páginas e não sair imediatamente caso não houvesse nenhum direcionamento. 

 

Protocolo HTTPS 

Um site seguro, onde as informações dos usuários são criptografadas durante uma compra online pode deixar qualquer um mais tranquilo. A forma mais fácil de fazer isso é através do protocolo HTTPS. Sem ele, todas as transações feitas com cartão de crédito não estariam seguras. 

Conhecido como (Hypertext Transfer Protocol Secure), esse protocolo se tornou valorizado pelos motores de busca por causa do seu valor de ranqueamento. Ele pode ser implementado com o auxílio de um profissional de TI. 

Agora que você já sabe como trabalhar o seo dentro da sua loja virtual, aproveite para se manter informado sobre marketing digital e como eles podem elevar o seu faturamento e aumentar a sua presença digital. 

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