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Como o e-mail marketing pode aumentar suas vendas online em feriados.

Como o e-mail marketing pode aumentar suas vendas online em feriados.

Com o Dia dos Namorados chegando, a preparação das estratégias de marketing digital para impulsionar os leads no e-commerce estão a todo o vapor. Afinal, é muito comum utilizar datas comemorativas para gerar ainda mais resultados de venda, e o e-mail marketing é uma ótima saída para isso.

Você já parou para pensar em todas as possibilidades de aumentar os resultados do seu e-commerce através de um bom planejamento de marketing? De antemão, vamos logo avisando: opções não faltam para atrair, nem que seja por alguns minutinhos, a atenção de possíveis consumidores.

Antes de mais nada, o e-mail marketing é uma ótima ferramenta de comunicação para enviar notificações para clientes e leads. Neste sentido, é possível utilizá-lo de diferentes maneiras, cada uma delas seguida de uma estratégia definida.

Contudo, suas vantagens não param não aí. No Dia dos Namorados ou em outra data comemorativa, o e-mail marketing é utilizado para divulgar ofertas de produtos e, claro, para chamadas especiais.

Vamos descobrir mais sobre o e-mail marketing e como usá-lo nas datas comemorativas? Confira:

O que é e-mail marketing?

Você já checou o seu e-mail hoje? Segundo o site Statista, em 2019, o número de usuários de e-mail ao redor do mundo ultrapassou a marca de 2,9 bilhões. É claro que toda essa influência logo impulsionaria as estratégias de marcas, jornais e muitos outros veículos de comunicação, não é mesmo?

Mas se você pensa que a história do e-mail marketing é recente, está enganado. Na década de 1970, ele já era utilizado para promover as vendas, resultando em faturamentos milionários. Conforme a tecnologia foi ganhando forma nos computadores, smartphones e tablets, essa ferramenta também se intensificou.

Com isso, o e-mail marketing se tornou uma das principais ações de marketing digital atualmente. O mais interessante é que ele funciona como uma ferramenta para melhorar o relacionamento com leads e clientes de todos os segmentos. Afinal, toda a aproximação de uma empresa com seus consumidores e possíveis clientes é bem-vinda.

Para que serve o e-mail marketing?

Agora que você já entendeu que o e-mail marketing é extremamente importante para a sua empresa, que tal descobrir mais motivos para aderir ao recurso? Hoje, ele é pensado e desenvolvido na agência de marketing digital para o seu e-commerce visando vários pontos, começando pelo engajamento do público-alvo.

Quando uma pessoa visita o seu e-commerce e opta por receber notificações por e-mail, é sinal de que ela se importa com os produtos da sua marca ou até com os conteúdos oferecidos. Com isso, é normal que ela espere por novos e-mails para falar sobre novos produtos ou oferecer descontos especiais, por exemplo.

Isso, involuntariamente, gera um engajamento positivo para o seu e-commerce. Afinal, o e-mail marketing vai promover um tráfego da página do e-mail para o site da marca. Para conquistar ainda mais clientes interessados nos e-mails marketing, a cartilha é prática: conteúdos relevantes e que “encham os olhos”.

Do engajamento que leva ao tráfego, qual é o resultado esperado? Vendas! Conhecendo as preferências do seu público-alvo, é possível criar estratégias otimizadas e personalizadas, com informações ricas sobre seus leads. Portanto, o e-mail marketing é capaz de impulsionar as vendas do seu e-commerce.


Tipos de e-mail marketing: saiba como utilizá-las corretamente

As datas comemorativas estão presentes em um modelo de e-mail marketing específico muito utilizado pelas agências de marketing digital. Mas além dos e-mails sazonais, também existem outras maneiras de entrar em contato com os usuários por meio desta ferramenta. Vamos conhecer mais sobre elas?

E-mail sazonal

Nós já falamos sobre ele, mas é sempre importante reafirmar a relevância do e-mail sazonal. Além de pensar nas vendas, essas datas especiais também são excelentes para criar uma aproximação com o usuário, mandando uma mensagem personalizada. Aniversários são ótimos exemplos para isso. Quem não gosta de ser lembrado nesta data?

Para os aniversariantes, uma mensagem personalizada é sempre o melhor caminho. Além disso, um desconto especial para a data também é uma solução bem-vinda. Já para outras datas sazonais, como Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, entre outras, os e-mails não necessitam de uma super personalização, mas precisam ser atrativos.

E-mail promocional

Além de enviar ofertas aos usuários, o e-mail promocional tem a função de promover os produtos, serviços e o próprio e-commerce. Diferente dos e-mails sazonais, os promocionais priorizam a conversão. Por isso, eles precisam ser enviados para o público-alvo interessado no produto ofertado de uma forma otimizada: textos curtos, mensagens atrativas e o bom uso de imagens fazem a diferença.

Newsletter

Talvez o mais conhecido pelos iniciantes do mundo do e-mail marketing, o newsletter é ótimo para a comunicação e o posicionamento de uma empresa. Esse tipo de ferramenta também é muito valiosa para o e-commerce, pois garante uma proximidade maior com leads e clientes.

No geral, o newsletter é uma ótima maneira de convidar usuários para acompanhar as novidades da marca, blog posts, eventos e muito mais. Por isso, eles também são conhecidos como e-mails informativos. Coloque o newsletter como uma opção na hora do cadastro dos clientes no seu e-commerce!

E-mail de boas-vindas

Cheguei! Quem não gosta de se sentir bem-vindo nos lugares? O e-mail de boas-vindas é enviado para um prospect assim que ele se torna lead. A mensagem, sempre em tom de entusiasmo, também é uma ótima forma de aproximar ainda mais esse cliente.

Para os clientes inativos, também vale mandar um “Oi, sumido! Tudo bem?” de vez em quando. Nestes casos, é importante apostar em diferentes estratégias para trazê-lo de volta, como propor uma oferta especial ou até mesmo montar uma pesquisa para conhecer mais os seus interesses.

E-mail transacionais

Quem dera nossas encomendas chegassem no momento em que a compra fosse aprovada, não é mesmo? Como isso não é possível, é muito importante saber lidar com a ansiedade dos clientes. O e-mail transacional é utilizado para informar o status de uma compra, por exemplo. Ele também manda alerta sobre cadastro, troca de senha, etc.

Por que usar o e-mail marketing?

O e-mail marketing não é nenhum bicho de sete cabeças. Entender como ele funciona é uma prática bastante comum nas agências de marketing digital. Afinal, as estratégias utilizadas no e-mail podem alcançar um número maior de pessoas para o seu negócio. Além disso, é muito mais fácil acompanhar se o seu público-alvo está, de fato, consumindo os seus conteúdos.

Por isso, não há dúvida quanto à importância do e-mail marketing, já que, além de impulsionar os resultados de vendas, ele também proporciona um retorno financeiro favorável e flexível, de acordo com o investimento que você vai colocar em ferramentas de limpeza de base e entregabilidade para utilizá-lo.


Calendário sazonal: datas comemorativas geram vendas

Se você tem uma empresa ou deseja abrir um negócio, com certeza deve saber o que é o calendário sazonal. Feito para marcar datas comemorativas e registro de eventos, ele é muito relevante para diferentes segmentos. O Dia do Esporte pode ser muito bem aproveitado por empresas que vendem roupas fitness ou acessórios esportivos.

Nas agências, o calendário também é conhecido como marketing sazonal, ótimo para gerar ainda mais vendas, aumentar o tráfego pago e orgânico e conquistar novos leads. Nestas datas, é possível aproveitar diversas estratégias para e-commerce, como melhorar o engajamento dos usuários, seja no e-mail marketing ou nas redes sociais, por exemplo.

Além disso, o marketing sazonal também fortalece a marca e o quanto ela está antenada às tendências, como em uma boa campanha de marketing para o Dia dos Namorados com pautas atuais e representativas, por exemplo. No calendário sazonal, vale estar atento às pequenas comemorações, e não só com Natal, Dia das Mães, etc.

Confira algumas datas comemorativas para ficar de olho:

Janeiro
1 de janeiro – Ano Novo
8 de janeiro – Dia do Fotógrafo
18 de janeiro – Dia do Esteticista
19 de janeiro – Dia do Cabeleireiro
20 de janeiro – Dia do Farmacêutico

Fevereiro
1 de fevereiro – Dia do Publicitário
17 de fevereiro – Dia Mundial do Gato
19 de fevereiro – Dia do Esportista

Março
8 de março – Dia Internacional da Mulher
15 de março – Dia Mundial do Consumidor

Abril
7 de abril – Dia Mundial da Saúde
14 de abril – Dia Mundial do Café
15 de abril – Dia Mundial da Arte
23 de abril – Dia Mundial do Livro

Maio
4 de maio – Dia de Star Wars
8 de maio – Dia do Profissional de Marketing
25 de maio – Dia do Orgulho Geek

Junho
12 de junho – Dia dos Namorados
28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LQBTI

Julho
7 de julho – Dia Mundial do Chocolate
16 de julho – Dia do Comerciante
30 de julho – Dia Internacional da Amizade

Agosto
11 de agosto – Dia do Advogado
31 de agosto – Dia do Nutricionista

Setembro
5 de setembro – Dia do Irmão
9 de setembro – Dia do Médico Veterinário
15 de setembro – Dia do Cliente
25 de setembro – Dia Internacional do Farmacêutico

Outubro
15 de outubro – Dia do Professor
29 de outubro – Dia Nacional do Livro

Novembro
1 de novembro – Dia Mundial do Veganismo
14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes
19 de novembro – Dia Internacional do Homem
25 de novembro – Dia do Doador Voluntário de Sangue

Dezembro
1 de dezembro – Dia Internacional da Luta contra a AIDS
21 de dezembro – Dia do Atleta
25 de dezembro – Natal

Agora, é só colocar o e-mail marketing em prática…

O e-mail marketing é uma estratégia promissora para qualquer empresa. Se você ainda não aderiu ao recurso, é hora de mergulhar neste planejamento para garantir ainda mais leads. Já sabe como ele funciona no seu e-commerce? Então, que tal investir com delicadeza no marketing sazonal para impulsioná-lo?

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