RESUMO DA NOTÍCIA:
- ROI no e-mail marketing
- Baixo custo: As ferramentas de e-mail marketing
- A popularidade do email
- As métricas associadas ao e-mail e suas facilidades
- A integração do e-mail na estratégia digital
- A personalização da comunicação e a importância da segmentação
Durante anos, muitos adivinharam o declínio do e-mail marketing, mas a verdade é que este soube dar mostras da sua relevância para se manter vivo.
Hoje em dia, o investimento numa ferramenta de e-mail marketing é visto como uma excelente oportunidade de aumentar as vendas e promover a visibilidade da marca.
Neste artigo, vamos enunciar 6 boas razões para você ponderar uma aposta neste campo.
Entre as muitas opções possíveis, procuramos escolher aquelas que melhor demonstram o poder e relevância do e-mail na sociedade contemporânea,
e também aquelas que apontam para novas possibilidades que se abrem com a sua integração.
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Um ROI tremendo
Estudos apontam que, por cada real/dólar que você investe no e-mail marketing, deverá receber 44 de volta.
Nenhum outro canal de comunicação digital se lhe equipara a este nível, e pode revelar ser um investimento bastante lucrativo se souber explorar todo o seu potencial.
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Baixo custo
Não precisa de investir fortunas para tirar proveito deste serviço. Há ferramentas de e-mail marketing, como Mailify,
que lhe oferecem imensas possibilidades por um preço bastante acessível.
A sua estratégia irá beneficiar das funcionalidades de automatização das campanhas, segmentação, envio preditivo,
relatórios estatísticos que lhe permitem otimizar as taxas de clique e abertura.
Para além disso, ao combinar o email com outro canal de comunicação como o SMS, está a aumentar o alcance da sua estratégia e o seu potencial de conversão.
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A popularidade incontestável do e-mail
Uma das razões pelas quais o e-mail é um canal tão eficaz prende-se com a sua popularidade.
Existem cerca de 4 mil milhões de utilizadores de e-mail no planeta, e muitas vezes os seus usuários têm mais do que uma conta.
Para além do mais, mantém-se bastante regular no que toca ao nível de adesão entre diferentes grupos etários,
gozando praticamente do mesmo sucesso entre os mais jovens e os mais idosos.
O mesmo não se pode dizer de outros canais de comunicação, que tendem a incidir sobre uma determinada camada da população em particular,
sendo “preteridos” ou “negligenciados” por outras faixas etárias.
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Facilidade de medir os resultados
Ao contrário de outros canais de comunicação digital, o e-mail marketing não exibe complexidades no que toca a medir os seus resultados e sucesso.
Para além do mais, é possível fazê-lo em tempo real, exatamente ao mesmo tempo que a campanha vai decorrendo.
De entre as métricas mais importantes associadas a este canal, destacam-se as taxas de abertura, de clique, de reatividade e de cancelamento.
Uma ferramenta de e-mail marketing devidamente equipada disponibiliza instrumentos de análise do sucesso da sua campanha extremamente detalhados,
que lhe permitem verificar qual o melhor momento para enviar um e-mail a um destinatário ou mesmo quanto tempo este último levou a ler a sua newsletter.
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Facilidade de integrar este canal numa estratégia digital
Outra vantagem prende-se com a sua fácil associação a outros canais de comunicação.
Tomemos as redes sociais como exemplo. Pode ampliar a sua visibilidade online ao inserir os ícones da sua página de Facebook e Twitter na sua newsletter,
ou mesmo adicionar a sua lista de contatos à sua lista de seguidores nas redes sociais.
Com isto, está a otimizar o sucesso das suas iniciativas de retargeting / remarketing.
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Comunicação personalizável
Uma ferramenta de e-mail marketing permite-lhe personalizar a sua comunicação com o destinatário, aumentando assim as suas chances de conversão e fidelização.
Através da organização de uma lista de contatos em constante atualização, tem a possibilidade de estabelecer uma comunicação personalizada e pertinente.
A inserção de campos dinâmicos no seu e-mail permite-lhe dirigir-se aos seus contatos pelo nome, e usando o tratamento adequado, por exemplo.
Para além disso, a segmentação permite-lhe enviar informação relativa a promoções ou outras oportunidades que estejam diretamente
ligadas aos interesses dos seus contatos, com base nas informações fornecidas em formulários ou em históricos de navegação.