Instituição de ensino? Aprenda a gerar resultados com Inbound Marketing anual

Instituição de ensino? Aprenda a gerar resultados com Inbound Marketing anual

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • Introdução às campanhas de marketing digital
  • Entendendo o Inbound Marketing
  • Inbound marketing na estratégia de negócios de instituições de ensino

 

Atualmente, é fundamental que todas as empresas, não importa de qual porte e ramo de atuação, estejam presente na web e mais que isso realizem campanhas de marketing digital, pois é comprovado que ele é extremamente eficaz ao mesmo tempo que possui custo menor do que os meios de promoções tradicionais.

No entanto, para que uma campanha desta natureza tenha os efeitos desejados, é necessário que ela seja realizada por profissionais capacitados e com metodologia adequada. E atender a estes requisitos é o papel do Inbound Marketing.

Entendendo o Inbound Marketing

O principal diferencial do Inbound Marketing para outros tipos de marketing digital está na sua premissa principal: ao invés da empresa tentar chegar até o cliente por meio de anúncios, é o cliente que vai até à empresa. E isso é possível graças à oferta de algo que o cliente em potencial quer.

Toda e qualquer estratégia de Inbound Marketing é realizada em 4 etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento. Durante essas quatro etapas, espera-se que o usuário passe por cinco estágios: desconhecido >> visitante >> lead >> cliente >> divulgador.
As ferramentas e recursos utilizados para fazer com que o usuário passe de um estágio a outro costumam apresentar alguma variação conforme a natureza da empresa a qual a estratégia de Inbound Marketing é dedicada.

Inbound marketing na estratégia de negócios de instituições de ensino

A este ponto, já deve ter ficado claro como a estratégia de marketing aqui tratada pode ser útil para atrair interessados e transformá-los em clientes. Mas no âmbito de uma instituição de ensino, o Inbond Marketing é capaz de fazer muito mais e atuar em outras duas importantes etapas da sustentabilidade financeira: a retenção dos alunos ou discentes e a divulgação espontânea da instituição pós-estudos. Vamos analisar cada uma dessas etapas.

  • Captação de alunos: com a produção de conteúdo de qualidade e relevante ao público-alvo, o desconhecido passa a ter conhecimento da existência da instituição de ensino, bem como os benefícios, vantagens e oportunidades que ela pode oferecer ao futuro aluno. Neste ponto ele se torna um lead, ou seja, uma pessoa interessada na instituição de ensino e da qual se sabe o contato, utilizado para enviar promoções, diferenciais sobre a concorrência, prazos para inscrições, dentre outros. Motivado por todas essas ações, o interessado passa para a etapa da conversão, ou seja, se torna um cliente (aluno matriculado). É importante destacar que, além de bem executadas, a atração e conversão devem ser feitas em conjunto por todos os departamentos da instituição de ensino. Só assim é possível alcançar os resultados pretendidos, incluindo o baixo custo de aquisição de cliente (CAC).

 

  • Redução dos índices de desistência: manter os alunos tem sido um dos grandes desafios das instituições de ensino atualmente. Portanto é fundamental reduzir os índices de desistência. Mas como isso pode ser feito? Através de inúmeras estratégias, como por exemplo, a oferta de cursos de extensão, palestras com convidados de renome e atividades extracurriculares. Assim, ao mesmo tempo em que se diminui a quantidade de alunos desistentes, aumenta-se a receita, otimizando o custo de retenção por aluno (CRC).

 

  • Divulgação espontânea do negócio: o boca a boca é uma das formas de promoção mais eficazes porque tem maior índice de confiança. E quando as duas etapas acima são realizadas de maneira correta, a divulgação espontânea é apenas uma consequência. E esta é grande diferença entre possuir um cliente e um cliente fidelizado, pois este último será um divulgador da instituição de ensino.

 

E por tudo o que foi dito acima que podemos afirmar que o Inbound Marketing é a estratégia de marketing digital mais adequada para instituições de ensino, sejam elas de nível básico ou de nível superior, pois vai muito além da mera captação de alunos.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.