Qual é a importância da nutrição de Leads antes do contato comercial?

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • O método de nutrição de leads
  • 7 benefícios de utilizar a técnica de nutrição de Leads

 

O método de nutrição de Leads baseia-se em enviar, de maneira automatizada, uma série de e-mails com informações relacionadas aos interesses dos usuários.

Os benefícios são claros: estudos afirmam que investir em ações de nutrição pode elevar em 50% a quantidade de venda de uma empresa por meio do contato online. Isso a uma despesa 33% menor do que adquirir novos clientes, de acordo com os dados do Forrester Research. Isto é, além de elevar as oportunidades de venda, resulta na diminuição de despesa com a obtenção de novos clientes.

A função da nutrição e a razão para usá-la é deixar os Leads mais preparados para prosseguir para a próxima fase do funil de vendas. Com esse método, os Leads aprimoram o desejo de compra ao mesmo tempo em que adquirem informações necessárias para cada uma das fases: Aprendizado, Constatação do Problema, Avaliação da Solução e análise e compra.

Dessa maneira, o vendedor não perde tempo em se aproximar de clientes que ainda não estão preparados para esse serviço. Ele só intervém quando os Leads estão à frente do processo e, dessa forma, podem ser mais proativos respondendo aos clientes com fit ideal e, conjuntamente, não deixando de lado os clientes menos interessados, agindo somente como um “coletor de pedidos”.

Benefícios de utilizar a técnica de nutrição de Leads

Simplicidade e economia de tempo dos profissionais

Como a técnica é automatizada não precisa de uma relação direta com as equipes de venda e marketing no encaminhamento de propostas de conteúdos que serão acessadas pelos Leads. Isso simplifica, barateia as despesas com o processo e economiza tempo dos profissionais.

Encaminha e-mails importantes e segmentados

Mesmo sendo um sistema de envio automatizado, as mensagens não são coletivas. Os e-mails são bem direcionados. A informação tem a ver com o que o usuário acessou ou baixou no site e o material é importante para o momento, pois o primeiro e-mail é encaminhado geralmente um dia depois de o usuário ter acessado o conteúdo relacionado no site da organização. Essa maior prontidão na informação acaba assegurando resultados melhores na negociação.

Define o follow-up de forma disciplinada e organizada

O vendedor não precisa se preocupar em encaminhar os e-mails para garantir o contato com os Leads no decorrer dos dias. O envio automatizado vai executar essa função e evitar possíveis erros, de esquecimento do profissional ou falta de tempo.

Cria maior quantidade de oportunidades

Quando o trabalho é produzido somente uma vez para um certo grupo de Leads com um perfil específico, o envio automatizado possibilita que esses clientes tenham um contato mais próximo da instituição por muitos dias.

✓ Cria oportunidades mais conceituadas

Como as informações encaminhadas têm o propósito de explicar alguns temas importantes para o Lead e de uni-lo a empresa, o resultado é que a tática acaba criando Leads mais preparados, uma vez que eles ficam mais informados a respeito dos problemas que os serviços e produtos da empresa ajudam a solucionar, e a ideia com relação à compra mais lapidada. Dessa maneira, fica muito simples vender os produtos/serviços e ideias para os clientes.

Maiores e melhores vendas

Os Leads que são nutridos produzem vendas 47% maiores do que os Leads que não passam por esse processo. Como possuem mais conteúdos a respeito dos benefícios e maneiras de funcionamento dos serviços ou produtos, o possível cliente percebe de forma clara as vantagens da compra e obtém pacotes mais completos dos serviços e produtos.

✓ Capacidade de estudar os resultados e melhorar o processo

Ao fazer um trabalho de nutrição, é possível adquirir controle total acerca dos resultados. A empresa consegue avaliar qual modelo de e-mail possui uma resposta ruim e corrigir a mensagem ou mudar a série de e-mails para adquirir resultados satisfatórios.

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