Transformação Digital: 40 Termos e definições utilizadas que você deve conhecer

Transformação Digital: 40 Termos e definições utilizadas que você deve conhecer

O fenômeno da Transformação Digital instaurou uma verdadeira revolução na maneira como as pessoas realizam tarefas e executam processos.

A implementação das soluções digitais em obrigações cotidianas trouxe mais otimização e viabilizou a concretização de práticas antes inimagináveis.

Em contrapartida, a complexidade do tema exige dedicação e o extenso vocabulário pode confundir até os mais experientes.

Pensando em ajudar você nessa missão, a Agência Nova preparou um artigo com os principais termos  e seus significados utilizados na Transformação Digital.

Assim, você nunca mais vai ficar perdido no tema e, de quebra, amplia o seu vocabulário para extrair ao máximo do que a Transformação Digital tem a oferecer.

Vamos lá? Conheça o novo dicionário que a transformação digital trouxe para nós.

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Principais termos da Transformação Digital

AE: Account Executive

O Account Executive (do português Executivo de Contas) é o profissional responsável pelo marketing de uma empresa. Tem como principais incumbências, traças estratégias e tarefas efetivas, tendo conhecimento íntimo dos objetivos e produtos de seus clientes.

AM: Account Manager

O Account Manager (do português, Gerente de Contas) é o profissional responsável pelo gerenciamento e administração de vendas e estabelece uma gestão com clientes. Foca principalmente na relação com seus clientes, tendo como principal objetivo estreitar esta relação sendo a ponte entre empresa e cliente.

BDR: Business Development Representative

Podemos dizer que a principal função do BDR é elaborar uma lista de leads a partir de uma estratégia pré definida. Este profissional desempenha uma função primordial, que precisa de muita dedicação para buscar leads, criar uma lisa com potenciais clientes para, então, enviar este documento ao setor comercial.

CSM: Customer Success Manager

Numa tradução literal, o Customer Success Manager significa Gerente do Sucesso do Cliente.

É ele o responsável por garantir que o cliente fique satisfeito com o produto adquirido, criando uma relação de fidelidade e assegurando que esse cliente permaneça em sua carteira.

CEO: Chief Executive Officer

Também conhecido como Diretor Executivo, o CEO é o profissional que ocupa o topo hierárquico de uma empresa, sendo a pessoa com maior autoridade decisória dentro de uma organização.

CCO: Chief Customer Officer

Conhecido com Chefe de Atendimento ao Cliente, este profissional tem como principal incumbência dedicar-se às necessidades do cliente, com autonomia para gerir a comunicação do cliente.

MDR: Marketing Development Representative

No português Representante de Desenvolvimento de Mercado, este cargo se dedica principalmente na entrada de leads qualificados, fazendo contatos, respondendo dúvidas, preenchendo formulários e consultando tickets.

PM: Product Manager

O Gerente de Produto é parte importante para a empresa, se responsabilizando pela entrega de um produto com relevância e integralmente eficiente, fornecendo uma experiência de compra ímpar para o cliente. Este profissional pode focar em diversas áreas, como análise de dados, design, business entre outros.

SDR: Sales Development Representative

Em português, desenvolvedor de vendas, este profissional é responsável pelo front-end, identificando e qualificando leads.

SE: Sales Engineer

Mistura entre vendas e engenharia, este profissional também pode estar relacionado a desenvolvedor de web.

VPM: VP Marketing

Com abreviação (VP), o Vice Presidente de Marketing se encarrega de alguns dos principais assuntos da corporação nos assuntos relativos ao Merketing.

VPS : VP Sales

Vice Presidente de Vendas, se encarrega de processos importantes no âmbito de Vendas.

Suspect

Pessoa possivelmente interessada naquilo que é oferecido, um provável comprador futuro.

Prospect

Cliente interessado, mais preparado e que interage com a marca, seguindo um afunilamento do processo de vendas.

MQL

Nada mais é do que um lead qualificado. Uma pessoa que se encaixa no perfil e expressa interesse naquilo que é oferecido.

SQL

Conhecido no marketing como um Lead Qualificado denomina uma pessoa interessada.

SAL

Um Lead aceito que foi verificado e agora é encaminhado à equipe de vendas para aprovação.

WIN

Cliente que se compromete com um serviço específico.

ACV: Annual Contract Value

Valor de contrato Anual nada mais é do que o valor da receita anual de cada cliente contratado.

 

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ARR (Annual Recurring Revenue)

Nada mais é do que o faturamento recorrente anual. O ARR é um importante balizador da saúde financeira de uma corporação.

B2B: Business-to-Business

Talvez o termo mais difundido de toda a lista, o B2B é uma abreviação do modelo de negócios que denomina o comércio entre empresas que fazem negócios entre si, criando então uma relação entre cliente e fornecedor.

B4B: Business for Business

O B4B vai um passo adiante do B2B, ou seja: vai além de um modelo de negócios entre empresas e se baseia no trabalho junto ao cliente para um objetivo comum: o sucesso deste cliente.

B2C: Business-to-Consumer

Modelo de negócio entre empresa e consumidor.

CAC

Custo de Aquisição de Clientes (do inglês Customer Aquisition Cost) é um termo vindo do Marketing que denomina a métrica de investimento de aquisição de um cliente.

Com cálculos realizados mensalmente, o CAC leva em consideração os gastos aplicados e o total de novos clientes durante o período analisado.

CR

Do inglês Conversion Ratio, o CR denomina a taxa de conversão. Métrica primordial no Marketing Digital, o CR pretende quantificar a o número de pessoas impactadas pelas ações realizadas.

CRC

Custo de Retenção de Clientes. Quanto custa manter um cliente em 12 meses dentro da sua empresa.

CRM

Do inglês Customer Relationship Management, o CRM é a sigla que denomina a gestão de relacionamento com o cliente.

Fundamental para todas as empresas, o CRM acompanha a trajetória do cliente cadastrado. Ele aponta e abriga todas as informações de compras, vendas, caminhos, contatos e até preferências numa só plataforma.

CSM

O CSM é um modelo de Plataforma de gestão de clientes.

Com as exigências do mercado, e as demandas mais personalizadas de contato com o cliente, o CSM permite opções customizadas de autoatendimento como recuperação de senhas, mudanças de cadastro, troca de endereço e outros.

ENT

Do inglês Enterprises, sigla para denominar empresas com mais de 5 mil funcionários.

LTV

Do inglês Lifetime Value, o LTV denomina o Valor do Tempo de Vida do Cliente. Métrica do Marketing de vendas, o LTV apresenta o resultado do cálculo revela um lucro potencial gerado por um cliente, incluindo o gasto total de compras realizadas e a frequência de consumo de produtos e serviços.

MAS

Do inglês Marketing Automation Software, o MAS tem como significado uma categoria de softwares responsáveis pelo rastreio, aquisição, e visitações de leads no site. O MAS colabora na administração e gestão de resultados.

MRR

Monthly Recurring Revenue, traduzindo para o português “Receita Recorrente Mensal”, o MRR é a sigla que denomina o cálculo com realizado sob o pagamento mensal realizado pelos clientes para determinada empresa.

ROI

Roi é a sigla que denomina o Retorno sobre Investimento. Também pode ser   conhecido por taxa de retorno ou taxa de lucro. O ROI denomina o resultado do dinheiro investido frente ao resultado deste investimento. Trocando em miúdos, o Retorno sobre Investimento busca mostrar se o investimento realizado está gerando lucros reais.

SC

O Sales Cycle nada mais é do que o Ciclo de Vendas. O SC abrange todo o processo do fechamento de vendas. Como cada empresa realiza um SC diferente, de acordo com a sua demanda e necessidade, não existe um esquema que contemple todas as corporações. Cada uma determina o seu SC.

SMB – Small to Medium Business

É a sigla que denomina os pequenos (Small) ou médios (Medium) negócios. Geralmente corporações que tem entre 50 e 500 funcionários em seu quadro.

VSB

Very Small Business (VSB) são negócios muito pequenos, com um número de funcionários entre 2 e 50 ao todo.

PTC

O PTC é a sigla que denomina o custo combinado de pessoas, ferramentas e conteúdo.

WR

Sigla derivada do termo Win Ratio, em tradução livre significa Taxa de Ganho. Denomina o número de contas necessárias para produzir ganhos.

Data Mining

Nome que se dá ao processo de mineração de dados (Data Mining). Ferramenta que explora volumes grandes de informações e encontra padrões, tendências e similaridade em relações.

Chatbots e AI na Transformação Digital

Os Chatbots são softwares criados para obtermos uma comunicação fluída e de forma automática com os usuários, ou seja, auxiliam no atendimento ao cliente e no tráfego dos leads através de perguntas e respostas. Podem ser integrados com AI (inteligência artificial) e, a partir da aí, podem resolver problemas mais complexos ainda.

CRO (conversion rate optimization) 

CRO ou, em português, Otimização de Conversão, é uma forma estruturada e sistemática de melhorar a performance de um site, extraindo mais do tráfego que ele já possui.

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 Conclusão sobre os termos da Transformação Digital

Existem muitos termos novos que a transformação digital está criando neste momento e você deve conhecer para acompanhar esta evolução.

 

A Agência Nova auxilia empresas que precisam evoluir com tecnologia e estratégias de vendas para se manter competitiva no mercado. Com a Agência Nova a sua empresa pode ir mais longe.

 

Somos especialistas em Transformação Digital, implementando a estratégia certa para o seu negócio.

 

Nossos especialistas trabalham com as mais atuais ferramentas e plataformas do mercado dando o suporte que você precisa para vender mais.

 

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