Por que produzir conteúdo relevante para o meu site?
Mas afinal por que é tão importante a produção de conteúdo para a minha empresa?
Na era da informática, toda empresa, até mesmo o armazém da esquina, tem um site. Você com certeza, também tem. Mas já parou para pensar no que vai diferenciá-lo dos concorrentes (que também têm um site) em um ambiente tão rico e imediatista como a internet? É, meu amigo, não basta ter um site! O seu site tem que se diferenciar dos sites de empresas concorrentes e ganhar destaque para não tornar-se só “mais um clique inútil” diante do seu público alvo.
E para conseguir até mesmo esse simples clique, há um caminho a ser percorrido, afinal, concorrentes oferecendo o mesmo produto ou serviço que você, existe aos milhares. Sabemos que nem todos têm a mesma qualidade, mas para conhecer a sua qualidade, o cliente precisa pelo menos clicar e explorar o seu site.
Você já ouviu falar em SEO? Trata-se de estratégias para colocar as palavras-chave nos lugares corretos do seu site, e assim facilitar a localização pelos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Inserindo essas palavras na página principal, no título da página ou em subtítulos, as chances de ficar entre os primeiros resultados de pesquisa aumentam. Uma coisa é certa: os internautas normalmente clicam nos links que aparecem nas primeiras páginas de busca. Raramente alguém chegará à décima página, por exemplo. Portanto, quanto maior a sua visibilidade, maiores as possibilidades de receber um clique.
Até aí, falamos das estratégias para chegar ao clique. Agora, vamos pensar o seguinte: o que faz com que o internauta permaneça em seu site após o clique? Não há outra alternativa: o conteúdo. Ou seja, o seu site precisa ter um bom conteúdo.conteúdo
De nada adiantam as estratégias do SEO, se o que o cliente encontrar no site não condizer com o que ele procura. Em um ambiente onde tudo é oferecido de bandeja, qualquer deslize pode causar um desinteresse que levará o seu público para o site do concorrente. Para isso, busque informações relevantes, curiosidades e dicas sobre seus produtos e serviços e publique-as em seu espaço.
É importante também manter a página sempre atualizada. Se você preferir, pode criar um blog e alimentá-lo regularmente com conteúdo interessante, deixando o link na página principal do seu site. O layout também é importante: opte por cores harmoniosas e decore-o com motivos de acordo com o seu ramo de atuação. Evite uma aparência muito gritante ou poluída, pois isso pode causar desinteresse antes mesmo que o cliente comece a ler.
Ilustrações e fotos também ajudam o cliente a sentir-se mais seguro na hora de escolher conhecê-lo “ao vivo”. Na internet, você deve mostrar ao cliente que, muito mais que um simples produto ou serviço, você vende exclusividade e satisfação. Ali, no seu site, está a sua oportunidade de causar uma boa primeira impressão ao seu futuro cliente.
A partir daí, a relação entre cliente e fornecedor tende a estreitar-se cada vez mais. Sabemos que fidelizar clientes depende de uma série de fatores como qualidade e atendimento. Mas um bom site talvez seja o empurrãozinho que falta para chegar a eles.